SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Saúde bucal em indivíduos com hanseníase no município de Sobral, CearáIntervenção em surto de Klebsiella pneumoniae produtora de betalactamase de espectro expandido (ESBL) em unidade de terapia intensiva neonatal em Teresina, Piauí, 2010-2011 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

ANDRADE, Ademilde Machado et al. Visita domiciliar: validação de um instrumento para registro e acompanhamento dos indivíduos e das famílias. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2014, vol.23, n.1, pp.165-175. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: elaborar e validar um instrumento para visita domiciliar (ficha B-VD) visando ao acompanhamento das visitas domiciliares pelas equipes de Saúde da Família (eSF) na Rede de Atenção Primária à Saúde do município de Aracaju, estado de Sergipe, Brasil. MÉTODOS: a validação da ficha B-VD foi realizada pelos profissionais das equipes de saúde utilizando-se da técnica de Delphi e da escala de Likert; os itens da ficha foram agrupados em três dimensões; a consistência interna dos itens da ficha foi investigada mediante o coeficiente alfa de Cronbach. RESULTADOS: na análise de consistência interna das 17 variáveis investigadas, obteve-se coeficiente alfa de Cronbach de 0,95; na dimensão I (identificação do usuário), esse coeficiente foi de 0,94, na dimensão II (aspectos do território), 0,93, e na dimensão III, (visita domiciliar) 0,82. CONCLUSÃO: a ficha B-VD foi validada pelos profissionais das eSF de Aracaju-SE, confirmando-se um instrumento útil para acompanhamento das famílias.

Palavras-chave : Programa Saúde da Família; Estudos de Validação; Visita Domiciliar; Atenção Primária à Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )