SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Visita domiciliar: validação de um instrumento para registro e acompanhamento dos indivíduos e das famílias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

LIMA, Marcos Resende Sousa; SOARES, Nathayana de Sousa; MASCARENHAS, Márcio Dênis Medeiros  y  AMARAL, Elna Joelane Lopes da Silva do. Intervenção em surto de Klebsiella pneumoniae produtora de betalactamase de espectro expandido (ESBL) em unidade de terapia intensiva neonatal em Teresina, Piauí, 2010-2011. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2014, vol.23, n.1, pp.177-182. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever intervenção em surto de Klebsiella pneumoniae produtora de betalactamase de espectro expandido (ESBL) em unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) no município de Teresina, estado do Piauí, Brasil, 2010-2011. MÉTODOS: exame micológico direto de fragmentos de unhas e cultura com antibiograma; os funcionários da UTIN com resultado positivo para K. pneumoniae ESBL submeteram-se a tratamento medicamentoso específico; adotaram-se medidas de prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde (IRAS) como implantação de protocolos assistenciais e estímulo à adequada higienização das mãos. RESULTADOS: foram notificados 21 casos de K. pneumoniae ESBL, as notificações diminuíram após a intervenção; a frequência de IRAS pelo bacilo passou de 67% (julho/2010) a zero (maio/2011). CONCLUSÃO: a implantação de medidas preventivas de IRAS mostrou-se efetiva na redução de casos de infecção por K. pneumoniae ESBL na UTI neonatal, contribuindo para a melhoria dos indicadores epidemiológicos e da qualidade da assistência prestada.

Palabras clave : Klebsiella pneumoniae; Infecção Hospitalar; Epidemiologia; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )