SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Avaliação do processo de fluoretação da água de abastecimento público nos municípios pertencentes ao Grupo de Vigilância Sanitária XV-Bauru, no período de 2002 a 2011Vigilância epidemiológica da doença de Chagas no estado de São Paulo no período de 2010 a 2012 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SANTOS, Kelli Coelho dos et al. Avaliação dos atributos de aceitabilidade e estabilidade do sistema de vigilância da dengue no estado de Goiás, 2011. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2014, vol.23, n.2, pp.249-258. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: avaliar os atributos de aceitabilidade e estabilidade do sistema de vigilância da dengue no estado de Goiás, Brasil, em 2011. MÉTODOS: estudo descritivo utilizando o método do Centers for Disease Control and Prevention (CDC/USA), com aplicação de questionário a profissionais envolvidos na vigilância da dengue. RESULTADOS: 134 profissionais participaram do estudo, representando 41,5% (102/246) dos municípios goianos; dificuldades para o encerramento dos casos graves foram referidas por 34,5% dos coordenadores de vigilância; aproximadamente 70% dos participantes informaram desconhecer a existência de um plano de contingência para o enfrentamento de epidemias de dengue e 59% responderam que todos os casos suspeitos de dengue deveriam ser confirmados laboratorialmente, independentemente da ocorrência de epidemias; para 75% dos entrevistados, a digitação das fichas de notificação/investigação foi realizada sem intercorrências. CONCLUSÃO: o sistema de vigilância da dengue apresentou funcionamento estável; porém, as limitações observadas remetem à necessidade de seu aprimoramento.

Palabras clave : Dengue; Vigilância Epidemiológica; Sistemas de Informação; Estudos de avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )