SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Redução da cárie dentária em adolescentes: distribuição temporal e espacial em 36 municípios do Sul do Brasil 2003 e 2011Acesso à vacina contra a hepatite B entre parturientes que realizaram o pré-natal em Pelotas, Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

IMAI, Felipe Ikeda; COELHO, Isabela Zeni  e  BASTOS, João Luiz. Consumo excessivo de álcool, tabagismo e fatores associados em amostra representativa de graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012: estudo transversal. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2014, vol.23, n.3, pp.435-446. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: estimar a prevalência do consumo excessivo de álcool, do tabagismo e seus fatores associados. MÉTODOS: estudo transversal com amostra representativa de 1.264 graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2012. Tabagismo (consumo de 1+ cigarros/dia no último mês), consumo excessivo de álcool (escore 8+, segundo o Alcohol Use Disorders Identification Test) e demais fatores foram coletados por meio de questionário autopreenchível. RESULTADOS: a prevalência de consumo excessivo de álcool foi 32,5% (IC95%: 27,3 a 38,3), e 5,9% (IC95%: 2,6 a 13,1) fumavam. O consumo excessivo de álcool associou-se à maior classificação econômica e a frequentar cursos dos Centros de Ciências Jurídicas, de Filosofia/Humanas e de Educação. O tabagismo foi mais frequente entre estudantes dos mesmos centros e ingressantes pelo vestibular tradicional, em comparação com os que ingressaram por meio de ações afirmativas. CONCLUSÃO: embora a frequência de tabagismo seja baixa, a prevalência de consumo excessivo de álcool foi elevada e semelhante àquela observada em outras instituições.

Palavras-chave : Transtornos relacionados ao uso de álcool; Hábito de fumar; Estudantes; Estudos transversais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )