SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Consumo excessivo de álcool, tabagismo e fatores associados em amostra representativa de graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012: estudo transversalMortalidade por complicações agudas do diabetes melito no Brasil, 2006-2010 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

ESPINDOLA, Maria Fernanda Silveira; MESENBURG, Marília Arndt  e  SILVEIRA, Mariângela Freitas da. Acesso à vacina contra a hepatite B entre parturientes que realizaram o pré-natal em Pelotas, Rio Grande do Sul. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2014, vol.23, n.3, pp.447-454. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: avaliar a falta de acesso à vacina contra a hepatite B, motivos e fatores associados, entre parturientes que realizaram pré-natal no município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. MÉTODOS: estudo transversal de base populacional, incluindo todas as parturientes internadas nas maternidades do município por ocasião do parto, em período de 30 dias, no ano de 2013. RESULTADOS: foram entrevistadas 352 parturientes; a falta de acesso à vacina foi de 23,1 (IC95%: 18,5-27,6) e o principal motivo foi não indicação pelo médico (70,1%); não foi encontrada associação entre falta de acesso e os fatores sociodemográficos estudados. CONCLUSÕES: o acesso à vacina contra a hepatite B entre parturientes foi limitado, principalmente devido a sua não recomendação por parte do médico; os resultados evidenciam a necessidade de estabelecer medidas e ações que proporcionem melhorias na atenção pré-natal, no que se refere às estratégias de vacinação contra o vírus da hepatite B.

Palavras-chave : Estudos Transversais; Hepatite B; Gestantes; Vacinação; Acesso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )