SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Mortalidad por cáncer de estómago en Volta Redonda-RJ, 1981-2008La experiencia brasileña con la implementación del 4:1 a dosis fija combinada para el tratamiento de la tuberculosis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

TAVARES, Venâncio de Sant'Ana et al. Avaliação da atenção ao diabetes mellitus em Unidades de Saúde da Família de Petrolina, Pernambuco, 2011. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2014, vol.23, n.3, pp.527-536. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: avaliar a qualidade da atenção aos portadores de diabetes mellitus nas Unidades de Saúde da Família de Petrolina, Pernambuco, em 2011. MÉTODOS: avaliação normativa, tendo como padrão as normas do Ministério da Saúde. Para avaliação de estrutura e processo, realizou-se observação de 40 unidades de saúde e entrevistas com profissionais; para avaliação de resultado, utilizaram-se dados dos Sistemas de Informação sobre Mortalidade e Hospitalização. RESULTADOS: em todas as 40 unidades havia consultórios individuais e fitas reagentes, em 32 havia glicosímetros e em 9, profissionais de nível superior treinados. Foi evidenciada falta de endocrinologistas na atenção secundária. Todas as equipes realizavam atividades educativas e 22 realizavam o exame dos pés. Entre os triênios pré (2004-2006) e pós-implantação (2007-2009) do programa de controle da diabetes não houve diferença significativa na ocorrência de hospitalizações e óbitos por complicações da Diabetes Mellitus. CONCLUSÃO: a atenção ao diabético foi classificada como de qualidade regular.

Palabras clave : Avaliação em Saúde; Diabetes Mellitus; Saúde do Adulto; Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )