SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3La experiencia brasileña con la implementación del 4:1 a dosis fija combinada para el tratamiento de la tuberculosisPrácticas de cuidado empleadas en el tratamiento de niños y adolescentes con infección latente por tuberculosis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SILVA, Osvaldinete Lopes de Oliveira et al. Vigilância alimentar e nutricional de crianças indígenas menores de cinco anos em Mato Grosso do Sul, 2002-2011. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2014, vol.23, n.3, pp.541-546. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever a evolução do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do estado nutricional de crianças indígenas menores de cinco anos de idade no estado de Mato Grosso do Sul, no período de 2002 a 2011. MÉTODOS: estudo descritivo, realizado a partir de dados provenientes dos relatórios de gestão do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS), referentes a todas as crianças indígenas menores dessa idade que tiveram seu estado nutricional avaliado pelo indicador 'peso por idade'. RESULTADOS: observou-se aumento da cobertura do Sisvan Indígena de 82,0% em 2002 para 97,2% em 2011, acompanhado da redução na prevalência de baixo peso de 16,0 para 6,5% no período. CONCLUSÃO: houve aumento da cobertura do Sisvan indígena e significativa redução da desnutrição infantil no período estudado; entretanto, não se pode negligenciar os grandes desafios, todavia existentes, para promoção da saúde e nutrição infantil nessa população.

Palabras clave : Vigilância Nutricional; Avaliação Nutricional; Serviços de Saúde do Indígena; Epidemiologia Descritiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )