SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Evaluación de calidad de datos, valor predictivo positivo, oportunidad y representatividad del sistema de vigilancia epidemiológica del dengue en Brasil, 2005 a 2009Mujeres en terapia antirretroviral: perfil sociodemográfico, comportamental y de tratamiento medicamentoso, Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2011 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

MENDONCA, Sergio Adam  y  FRANCO, Selma Cristina. Avaliação do risco epidemiológico e do desempenho dos programas de controle de tuberculose nas Regiões de Saúde do estado de Santa Catarina, 2003 a 2010. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.59-70. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: avaliar o risco epidemiológico e o desempenho dos programas de controle de tuberculose segundo Regiões de Saúde do estado de Santa Catarina, Brasil, no período de 2003 a 2010. MÉTODOS: estudo ecológico com dados fornecidos pela vigilância epidemiológica estadual, compreendendo 4 indicadores de risco e 11 de desempenho do programa; calculou-se a mediana de cada indicador por Região e atribuiu-se pontos conforme a distribuição percentilar, permitindo-se a criação de um índice de gravidade. RESULTADOS: verificou-se a existência de diferentes níveis de risco de morbimortalidade e distintos índices de desempenho das ações de controle da tuberculose nas Regiões de Saúde; o índice de gravidade permitiu identificar 6 Regiões de maior gravidade, 9 intermediárias e 6 de menor gravidade, com diferenças nos escores de risco e desempenho (p<0,001). CONCLUSÃO: evidenciou-se grande variedade de nichos de gravidade distribuídos nas diversas Regiões, bem como diversidade no empenho da gestão administrativa para seu enfrentamento.

Palabras clave : Tuberculose; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Regionalização; Planos e Programas de Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )