SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Prevalence of abdominal adiposity in adults in São Francisco do Conde, Bahia, Brazil, 2010Surveillance of adverse events following vaccination in the State of Ceará, Brazil, 2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

OLIVEIRA, Andreia Ferreira de et al. Estimativa da prevalência e da mortalidade por complicações da úlcera péptica, Brasil, 2008: uma proposta metodológica. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.145-154. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: estimar a mortalidade e a prevalência da úlcera péptica no Brasil e suas macrorregiões, segundo sexo e faixa etária, em 2008. MÉTODOS: a prevalência foi estimada pelo Sistema de Informações Hospitalares, considerando-se os casos internados como casos de úlcera complicada e ajustes conforme a cobertura do Sistema Único de Saúde; a mortalidade foi calculada com dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, segundo metodologia dos estudos de carga de doença. RESULTADOS: no Brasil, a prevalência de úlcera em homens e mulheres foi de 0,2% e 0,1%, respectivamente; a taxa de mortalidade nacional, de 3,0/100 mil habitantes (3,6/100 mil em homens; 2,3/100 mil em mulheres); as prevalências e taxas de mortalidade aumentaram com a idade, independentemente do sexo, com maiores valores entre homens. CONCLUSÃO: evidencia-se a relevância da úlcera péptica no cenário brasileiro e a necessidade de pesquisas para estimativas mais precisas de sua ocorrência no país.

Keywords : Úlcera Péptica; Morbidade; Mortalidade; Técnicas de Estimativa; Prevalência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )