SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Vigilancia de eventos adversos posteriores a vacunación en el estado de Ceará, Brasil, en 2011 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SZKLO, Moyses. Epidemiologia translacional: algumas considerações. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.161-172. ISSN 1679-4974.

Após revisitar algumas contribuições históricas da epidemiologia translacional (EpiTrans), descreve-se um possível processo de tradução e implementação de políticas públicas, programas ou intervenções baseado em níveis de evidência. A seguir, discutem-se duas estratégias da EpiTrans - análise de decisão e análise de sensibilidade -, que têm como finalidade apoiar o processo decisório quando diferentes opções programáticas são consideradas. Conceitos relevantes à EpiTrans são a seguir discutidos, a saber, o papel na Saúde Pública de associações resultantes de confundimento, a superioridade do modelo aditivo para a EpiTrans e as interpretações possíveis dos conceitos de homogeneidade e heterogeneidade de resultados de estudos epidemiológicos, dos quais depende a tradução de conhecimentos. Finalmente, as principais diferenças entre a EpiTrans e a epidemiologia acadêmica são sumarizadas.

Palabras clave : Aplicações da Epidemiologia; Medidas em Epidemiologia; Epidemiologia; Risco Atribuível.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )