SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Vigilância de eventos adversos pós-vacinação no estado do Ceará, em 2011 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

SZKLO, Moyses. Epidemiologia translacional: algumas considerações. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.161-172. ISSN 1679-4974.

Após revisitar algumas contribuições históricas da epidemiologia translacional (EpiTrans), descreve-se um possível processo de tradução e implementação de políticas públicas, programas ou intervenções baseado em níveis de evidência. A seguir, discutem-se duas estratégias da EpiTrans - análise de decisão e análise de sensibilidade -, que têm como finalidade apoiar o processo decisório quando diferentes opções programáticas são consideradas. Conceitos relevantes à EpiTrans são a seguir discutidos, a saber, o papel na Saúde Pública de associações resultantes de confundimento, a superioridade do modelo aditivo para a EpiTrans e as interpretações possíveis dos conceitos de homogeneidade e heterogeneidade de resultados de estudos epidemiológicos, dos quais depende a tradução de conhecimentos. Finalmente, as principais diferenças entre a EpiTrans e a epidemiologia acadêmica são sumarizadas.

Palavras-chave : Aplicações da Epidemiologia; Medidas em Epidemiologia; Epidemiologia; Risco Atribuível.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )