SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Uso de álcool, tabaco e outras drogas por adolescentes escolares de Porto Velho-RO, BrasilAvaliação da atenção secundária em saúde bucal do Centro de Especialidades Odontológicas de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2012-2013 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

NUNES, Bruno Pereira et al. Utilização dos serviços de saúde por adolescentes: estudo transversal de base populacional, Pelotas-RS, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.411-420. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever a prevalência e características da utilização dos serviços de saúde por adolescentes da zona urbana de Pelotas-RS, Brasil. MÉTODOS: estudo transversal descritivo de base populacional, realizado com 743 adolescentes de 10 a 19 anos; o desfecho foi a utilização de serviços de saúde nos trinta dias anteriores à entrevista. RESULTADOS: 23,0% (IC95% 19,4;26,6) dos adolescentes referiram utilizar serviços de saúde; destes, 38,0% utilizaram consultórios particulares ou de convênio e 32,2% utilizaram unidades básicas de saúde; o Sistema Único de Saúde financiou 52,1% dos atendimentos; os principais motivos para utilização foram problema de saúde (69,0%) e consultas de revisão (18,7%); as razões para escolha do serviço foram a proximidade do domicílio (23,4%), preferência por serviço geralmente utilizado (22,8%) e escolha dos pais ou responsável (21,1%). CONCLUSÃO: o uso de serviços de saúde foi frequente e suas características podem contribuir para o planejamento da atenção à saúde direcionada aos adolescentes.

Palavras-chave : Adolescente; Atenção Primária à Saúde; Serviços de Saúde; Epidemiologia Descritiva; Desigualdades em Saúde; Adolescent; Primary Health Care; Health Services; Epidemiology, Descriptive; Health Inequalities; Adolescente; Atención Primaria de Salud; Servicios de Salud; Epidemiología Descriptiva; Desigualdades en la Salud.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )