SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Feeding practices and factors associated with early introduction of complementary feeding of children aged under six months in the northwest region of Goiânia, BrazilEvaluation of visceral leishmaniasis control activities in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, 2006-2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2237-9622

Abstract

NASCIMENTO, Laura Branquinho do et al. Caracterização dos casos suspeitos de dengue internados na capital do estado de Goiás em 2013: período de grande epidemia. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.475-484. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever o perfil clínico-epidemiológico e a distribuição espacial dos casos suspeitos de dengue com hospitalização em Goiânia-GO, Brasil, durante a epidemia de 2013. MÉTODOS: estudo descritivo sobre dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, Sistema de Regulação de Leitos, e do Sistema da Companhia de Processamento de Dados de Goiânia. RESULTADOS: foram incluídos 616 casos suspeitos de dengue com idade média de 36 anos (desvio-padrão: 14,8), 55,2% do sexo feminino, 9,3% confirmados laboratorialmente e 9,7% apresentando comorbidades; a comorbidade mais frequente foi hipertensão arterial (20%); os sinais de alarme mais frequentes foram vômitos persistentes (23,7%) e plaquetopenia (22,7%); verificou-se positividade dos resultados laboratoriais inclusive nas coletas inoportunas, após cinco dias do inicio dos sintomas, e grande dispersão na distribuição espacial dos casos. CONCLUSÃO: entre os casos suspeitos de dengue internados, predominaram adultos e com presença de sinais e sintomas de alarme.

Keywords : Dengue; Internação Hospitalar; Epidemia; Distribuição Espacial; Epidemiologia Descritiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )