SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Práticas alimentares e fatores associados à introdução precoce da alimentação complementar entre crianças menores de seis meses na região noroeste de GoiâniaAvaliação das atividades de controle da leishmaniose visceral em Belo Horizonte, Minas Gerais, 2006-2011 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

NASCIMENTO, Laura Branquinho do et al. Caracterização dos casos suspeitos de dengue internados na capital do estado de Goiás em 2013: período de grande epidemia. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.475-484. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever o perfil clínico-epidemiológico e a distribuição espacial dos casos suspeitos de dengue com hospitalização em Goiânia-GO, Brasil, durante a epidemia de 2013. MÉTODOS: estudo descritivo sobre dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, Sistema de Regulação de Leitos, e do Sistema da Companhia de Processamento de Dados de Goiânia. RESULTADOS: foram incluídos 616 casos suspeitos de dengue com idade média de 36 anos (desvio-padrão: 14,8), 55,2% do sexo feminino, 9,3% confirmados laboratorialmente e 9,7% apresentando comorbidades; a comorbidade mais frequente foi hipertensão arterial (20%); os sinais de alarme mais frequentes foram vômitos persistentes (23,7%) e plaquetopenia (22,7%); verificou-se positividade dos resultados laboratoriais inclusive nas coletas inoportunas, após cinco dias do inicio dos sintomas, e grande dispersão na distribuição espacial dos casos. CONCLUSÃO: entre os casos suspeitos de dengue internados, predominaram adultos e com presença de sinais e sintomas de alarme.

Palavras-chave : Dengue; Internação Hospitalar; Epidemia; Distribuição Espacial; Epidemiologia Descritiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )