SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Evaluación de las actividades para el control de la leishmaniasis visceral en Belo Horizonte, Minas Gerais, 2006-2011Evaluación de indicadores epidemiológicos y operativos para hanseniasis en municipios de prioridad en el estado de Paraná, 2001 a 2010 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

SAUCHA, Camylla Veloso Valença; SILVA, José Alexandre Menezes da  y  AMORIM, Liliane Barbosa. Condições de saneamento básico em áreas hiperendêmicas para esquistossomose no estado de Pernambuco em 2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.497-506. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: caracterizar as localidades hiperendêmicas para esquistossomose no estado de Pernambuco quanto às condições de saneamento e recomendar medidas de intervenção ambiental que favoreçam a sustentabilidade das ações de enfrentamento da doença. MÉTODOS: trata-se de um estudo descritivo utilizando os dados obtidos no 'Relatório das condições de saneamento das localidades hiperendêmicas para a esquistossomose e geo-helmintíases em Pernambuco', elaborado pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde do estado de Pernambuco em 2012. RESULTADOS: das 119 localidades hiperendêmicas identificadas, em 72 (60,5%) foi observada inexistência de água encanada, em 110 (92,4%) não havia coleta de esgoto, e em 116 (97,5%), relatou-se ausência de tratamento do esgoto. CONCLUSÃO: as localidades hiperendêmicas avaliadas apresentaram condições de saneamento básico precárias, que contribuem para as altas prevalências da esquistossomose; por isso, torna-se necessária a sensibilização dos gestores municipais para ações efetivas de melhorias sanitárias que permitam garantir sustentabilidade no controle da esquistossomose.

Palabras clave : Esquistossomose; Schistosoma mansoni; Doenças Negligenciadas; Saneamento Básico; Epidemiologia Descritiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )