SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Violência contra a mulher: descrição das denúncias em um Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Cajazeiras, Paraíba, 2010 a 2012Uso da análise de séries temporais em estudos epidemiológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

GARCIA, Érica Marvila  e  LEAL, Marcelle Lemos. Implementação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose em Marataízes-ES, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.559-564. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever a experiência da implementação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) no município de Marataízes-ES, Brasil, em 2012. MÉTODOS: relato de experiência sobre as ações de controle da tuberculose no município; realizou-se busca ativa de sintomáticos respiratórios (SR) e casos de abandono do tratamento do ano anterior, incluindo locais de uso comum de drogas, além da capacitação dos profissionais de saúde envolvidos no manejo clínico e cuidado dos doentes e palestras educativas sobre tuberculose nas escolas municipais; a assistência foi realizada também durante finais de semana e feriados. RESULTADOS: foram identificados 98 SR (35 usuários de droga); 27 pacientes foram diagnosticados, notificados e submetidos à terapia diretamente observada (TDO); não houve abandono do tratamento; 25 casos de tuberculose foram encerrados por cura. CONCLUSÃO: a implementação do PMCT mediante uma rede integrada fortaleceu os mecanismos organizacionais de assistência ao portador de tuberculose e aprimorou os indicadores epidemiológicos municipais.

Palavras-chave : Tuberculose; Terapia Diretamente Observada; Planos e Programas de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )