SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Implementación del Programa Municipal de Control de la Tuberculosis en Marataízes, Espírito Santo, 2012 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira  y  CARDOSO, Maria Regina Alves. Uso da análise de séries temporais em estudos epidemiológicos. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.565-576. ISSN 1679-4974.

Esse artigo visa introduzir e cativar o interesse sobre a análise de séries temporais em estudos epidemiológicos. São descritos aspectos conceituais desse tipo de análise e sistematizadas indicações metodológicas. Foram definidos os principais conceitos da análise de séries temporais (tendência, variação cíclica e sazonal, associação e variação aleatória), e operacionalizada sua aplicação epidemiológica. Foram apresentados os métodos para avaliação da tendência (porcentagem de modificação anual), baseados em modelos de regressão de Prais-Winsten, e para quantificação da variação sazonal, segundo o modelo de Serfling. Foi, ainda, introduzida a modalidade de análise de regressão segmentada para séries temporais interrompidas, como estratégia de avaliação do efeito de intervenções em saúde.

Palabras clave : Aplicações da Epidemiologia; Estudos de Séries Temporais; Estatísticas de Saúde/tendências; Variações Sazonais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )