SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Implementação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose em Marataízes-ES, 2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

ANTUNES, José Leopoldo Ferreira  e  CARDOSO, Maria Regina Alves. Uso da análise de séries temporais em estudos epidemiológicos. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.565-576. ISSN 1679-4974.

Esse artigo visa introduzir e cativar o interesse sobre a análise de séries temporais em estudos epidemiológicos. São descritos aspectos conceituais desse tipo de análise e sistematizadas indicações metodológicas. Foram definidos os principais conceitos da análise de séries temporais (tendência, variação cíclica e sazonal, associação e variação aleatória), e operacionalizada sua aplicação epidemiológica. Foram apresentados os métodos para avaliação da tendência (porcentagem de modificação anual), baseados em modelos de regressão de Prais-Winsten, e para quantificação da variação sazonal, segundo o modelo de Serfling. Foi, ainda, introduzida a modalidade de análise de regressão segmentada para séries temporais interrompidas, como estratégia de avaliação do efeito de intervenções em saúde.

Palavras-chave : Aplicações da Epidemiologia; Estudos de Séries Temporais; Estatísticas de Saúde/tendências; Variações Sazonais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )