SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Sífilis na gestação e fatores associados à sífilis congênita em Belo Horizonte-MG, 2010-2013Perda de oportunidade de vacinação: aspectos relacionados à atuação da atenção primária em Recife, Pernambuco, 2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

SIDEGUM, Daniele Susana Volkart et al. Avaliação do atendimento laboratorial a sintomáticos respiratórios para tuberculose que procuraram serviços de saúde em Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.4, pp.695-700. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever o tempo decorrido entre a identificação do sintomático respiratório para tuberculose e a liberação do resultado laboratorial, bem como entre a obtenção do resultado e o início do tratamento. MÉTODOS: estudo descritivo, com dados de casos suspeitos de tuberculose atendidos em serviços públicos de saúde no município de Canoas-RS, Brasil, em 2012. RESULTADOS: foram examinados 1.138 pacientes, com positividade de 7,47%; as medianas de tempo (i) entre identificação do paciente e entrada da amostra de escarro no laboratório e de (ii) processamento do exame foram de 2 (intervalo interquartílico [IIQ] 1-3) e 3 dias (IIQ 1-4), respectivamente, para pacientes com resultado negativo; para pacientes com resultado positivo, esses tempos foram de 2 (IIQ 1-3) e 2,5 dias (IIQ 1-4); entre a liberação do resultado e início do tratamento, transcorreram 3 dias (IIQ 0-5). CONCLUSÃO: os tempos avaliados foram considerados longos em comparação ao preconizado pelo Ministério da Saúde.

Palavras-chave : Tuberculose; Avaliação de Serviços de Saúde; Diagnóstico Tardio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )