SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Morbimortalidad de las enfermedades diarreicas agudas en niños menores de 10 años en el Distrito Federal, Brasil, 2003 a 2012Prevalencia deinseguridad alimentaria y factores asociados en familias conniños en edad preescolar, beneficiarias del Programa Bolsa Familia deViçosa-Minas Gerais, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

BONA, Sebastião Honório et al. Recidivas de hanseníase em Centros de Referência de Teresina, Piauí, 2001-2008. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.4, pp.731-738. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever as características clínicas e epidemiológicas dos casos de recidivas de hanseníase diagnosticados nos serviços de referência do município de Teresina, Piauí. MÉTODOS: estudo de série de casos realizado na Clínica de Dermatologia do Hospital Getúlio Vargas e no Centro Maria Imaculada, no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2008, com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) conferidos nos prontuários. RESULTADOS: foram confirmados 76 casos de recidivas nos serviços de referência, com média de idade de 44,2 anos; o tempo médio da alta em relação ao aparecimento da recidiva foi de 7,9 anos; os sinais e sintomas que caracterizaram as recidivas nas duas unidades estudadas foram manchas, infiltração, nódulos e placas; a conduta introduzida foi a multidrogaterapia. CONCLUSÃO: os casos de recidivas diagnosticados nos serviços de referência de Teresina possuem características clínicas semelhantes e apresentam perfil epidemiológico condizente com o do Brasil.

Palabras clave : Hanseníase; Recidiva; Sinais e Sintomas; Epidemiologia Descritiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )