SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4Experiencia de caries y utilización del servicio público odontológico por escolares: estudio descriptivo en “Arroyo do Padre”, Rio Grande del Sur, Brasil, 2013 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

KURY, Charbell Miguel Haddad et al. Implantação de um centro na área das violências doméstica e sexual em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, 2009-2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.4, pp.771-776. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever a experiência de implantação do Centro de Atendimento, Pesquisas e Estudos na Área das Violências Doméstica e Sexual (Capevi) em Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil, 2009-2012. MÉTODOS: foram convocadas câmaras técnicas entre as secretarias municipais de Saúde e da Família e Assistência Social para implantação do Capevi, visando à reorganização da rede de assistência em urgência e emergência e unificação do instrumento de notificação de violência doméstica e sexual nos sistemas de Notificação de Violências (Sinov) e de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). RESULTADOS: após a implantação, cresceram aproximadamente 2000% as notificações no Sinov-Sinan; os tipos de violência com maior incremento de casos no período estudado foram física (de 14 para 435), psicológica/moral (de 4 para 338), tortura (de 3 para 61) e doméstica (de 17 para 200). CONCLUSÃO: o Capevi permitiu o redimensionamento da rede de enfrentamento à violência local e propiciou o aumento quantitativo de notificações.

Palabras clave : Sistema Único de Saúde; Notificação de Abuso; Violência Doméstica; Violência Sexual; Assistência Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )