SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Análise dos eventos adversos após aplicação de vacinas em Minas Gerais, 2011: um estudo transversalAvaliação da rede de frio para conservação de vacinas em unidades básicas de saúde das regiões Sul e Centro-Oeste do município de São Paulo em 2011-2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

SANTOS, Guilherme Rodrigues Diniz et al. Avaliação do monitoramento rápido de coberturas vacinais na Região Ampliada de Saúde Oeste de Minas Gerais, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.55-64. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: avaliar resultados do Monitoramento Rápido de Coberturas Vacinais (MRC) para as vacinas do calendário da criança na Região Ampliada de Saúde Oeste do estado de Minas Gerais, em 2012. MÉTODOS: estudo descritivo com dados do MRC disponíveis no sítio eletrônico do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde; foram consideradas as coberturas vacinais do calendário da criança, em seis Microrregiões de Saúde. RESULTADOS: participaram do MRC 7.728 crianças de seis meses até menores de cinco anos de idade; todas as microrregiões apresentaram pelo menos um imunobiológico com cobertura vacinal inferior à preconizada pelo Ministério da Saúde; o motivo mais citado para não vacinação foi falta de tempo (21,2%); foram encontradas falhas nos registros do MRC. CONCLUSÃO: além das baixas coberturas, foram evidenciadas inconsistências nas informações do MRC, apontando para a necessidade de rever a execução, a supervisão, o preparo e a mobilização da equipe responsável pelo MRC.

Palavras-chave : Vacinas; Cobertura Vacinal; Epidemiologia Descritiva; Avaliação de Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )