SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Avaliação do monitoramento rápido de coberturas vacinais na Região Ampliada de Saúde Oeste de Minas Gerais, 2012Hospitalizações por condições sensíveis à atenção primária em Florianópolis, Santa Catarina - estudo ecológico de 2001 a 2011 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

RAGLIONE, Dante et al. Avaliação da rede de frio para conservação de vacinas em unidades básicas de saúde das regiões Sul e Centro-Oeste do município de São Paulo em 2011-2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.65-74. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: avaliar capacidade da rede de frio (RF), conhecimento dos profissionais e práticas de conservação de imunobiológicos em unidades básicas de saúde (UBS) do município de São Paulo. MÉTODOS: estudo descritivo envolvendo amostra randômica de 24 UBS das regiões Sul e Centro-Oeste do município; de dezembro de 2011 a julho de 2012, foram entrevistados profissionais quanto ao conhecimento/prática em conservação de vacinas e observou-se a infraestrutura local, utilizando-se formulário desenvolvido para o projeto, sobre cujos itens atribuíram-se pontos e classificou-se cada UBS - suficiente, regular e insuficiente. RESULTADOS: a maioria das 24 UBS avaliadas era administrada por organizações sociais; todas possuíam câmaras de vacinas, cinco referiram utilizar sua capacidade máxima de armazenamento, nove UBS foram classificadas como de conhecimento/prática suficiente e 15 como de conhecimento/prática regular. CONCLUSÃO: a utilização da RF nessas UBS estava próxima da capacidade máxima; muitos profissionais não tinham conhecimentos básicos sobre conservação de vacinas.

Palavras-chave : Rede de Frio; Vacinas; Avaliação de Serviços de Saúde; Profissional da Saúde; Epidemiologia Descritiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )