SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Avaliação do acompanhamento de pacientes adultos com hipertensão arterial e ou diabetes melito pela Estratégia Saúde da Família e identificação de fatores associados, Cambé-PR, 2012Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

SANTOS, Marize Melo dos et al. Assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde de Teresina à população indígena do Maranhão, 2011: um estudo descritivo. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.127-136. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever o acesso aos serviços de saúde pelos índios das etnias Kanela e Guajajara e sua satisfação com a assistência prestada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). MÉTODOS: estudo descritivo sobre amostra não probabilística de indígenas do município de Barra do Corda, estado do Maranhão, assistidos em Teresina, estado do Piauí, Brasil, em 2011; foi utilizado um questionário sobre os serviços de saúde utilizados com frequência, e as formas, facilidades e dificuldades no acesso a esses serviços. RESULTADOS: responderam ao formulário 67 chefes de família; destes, 48 utilizaram hospital e 43 referiram satisfação com os serviços; entre aqueles que utilizaram internações hospitalares, 17 consideraram a alimentação oferecida no hospital diferente dos costumes ou ruim, e 28 não dormiram conforme o hábito em suas aldeias. CONCLUSÃO: o acesso aos serviços do SUS foi facilitado pelos profissionais e a maioria sentiu-se satisfeita com o atendimento recebido.

Palavras-chave : Acesso aos Serviços de Saúde; Avaliação do Acesso e da Qualidade da Assistência à Saúde; Índios Sul-Americanos; Sistema Único de Saúde; Epidemiologia Descritiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )