SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Avaliação da satisfação dos usuários dos Centros de Especialidades Odontológicas da macrorregião Sudeste de Minas Gerais, 2013Saúde Móvel: novas perspectivas para a oferta de serviços em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

FRAZAO, Paulo et al. Cárie dentária em escolares de 12 anos de idade em município sem água fluoretada na Amazônia Ocidental brasileira, 2010. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.149-158. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: descrever a ocorrência da cárie dentária e o cuidado odontológico recebido por escolares de 12 anos de idade em município de pequeno porte na região amazônica, segundo sexo e área de residência. MÉTODOS: estudo descritivo realizado em Acrelândia-AC, Brasil, em 2010; foram estimados o CPOD e o índice de cuidados odontológicos, segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde. RESULTADOS: participaram 186 escolares, sendo 47,8% meninas e 41,4% residentes na zona rural; o CpOD foi de 2,15 (1,77;2,52), sem diferenças entre as categorias; o índice de cuidados foi de 32,8%, com valores mais elevados para a zona rural (p<0,001). CONCLUSÃO: embora não beneficiados por água fluoretada, os escolares apresentaram padrão de cárie e de cuidado odontológico mais próximo ao do conjunto Brasil que ao da região Norte; hipótese de associação com o nível de desenvolvimento humano e atuação das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família foi discutida.

Palavras-chave : Cárie Dentária; Epidemiologia Descritiva; Zonas Rurais; Assistência Odontológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )