SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Toxoplasmose adquirida na gestação e toxoplasmose congênita: uma abordagem prática na notificação da doença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

NUNES, Daniele Monteiro et al. Surto de doença transmitida por alimento em evento de massa de populações indígenas em Cuiabá, Mato Grosso, 2013. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.1, pp.195-202. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: relatar a experiência da investigação do surto de doença diarreica aguda (DDA) ocorrido nos XII Jogos dos Povos Indígenas, no município de Cuiabá, estado de Mato Grosso, Brasil, em 2013. MÉTODOS: foram coletados dados das fichas de atendimento dos casos de DDA, definidos como 'indivíduo participante dos Jogos, referindo episódio de diarreia e/ou vômito' no Posto Médico Avançado; foram calculadas a taxa de ataque de DDA, frequências relativas e medidas de tendência central das variáveis sociodemográficas e clínicas, das inspeções sanitárias e dos resultados de amostras bromatológicas. RESULTADOS: houve 384 (37%) casos que atenderam a definição de DDA; os picos epidêmicos do surto corresponderam ao quarto e sétimo dias do evento, e a taxa de ataque da doença foi de 33,5%; a inspeção sanitária mostrou indícios de contaminação alimentar por Staphyloccocus coagulase-negativa, Bacillus cereus e coliformes termotolerantes. CONCLUSÃO: houve surto de DDA causado por contaminação alimentar.

Palavras-chave : Saúde de Populações Indígenas; Doença Diarreica Infecciosa; Doenças Transmitidas por Alimentos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )