SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Aspectos relativos a la notificación de trastornos mentales relacionados al trabajo entre trabajadores de Bahía: un estudio descriptivo, 2007-2012Estrategias de control del Aedes aegypti: una revisión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2337-9622

Resumen

MALTA, Deborah Carvalho  y  GRUPO TECNICO DE MONITORAMENTO DO PLANO DE DCNT et al. Avanços do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis no Brasil, 2011-2015. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.2, pp.373-390. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000200016.

OBJETIVO:

descrever as ações realizadas no âmbito do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, de 2011 a 2015.

MÉTODOS:

as ações foram levantadas por meio de reuniões setoriais, interministeriais, fóruns anuais, além de revisão documental de publicações e legislações em sítios eletrônicos governamentais.

RESULTADOS:

foram realizadas pesquisas nacionais e monitoramento das metas de redução de mortalidade e fatores de risco, ações de estímulo à atividade física, alimentação adequada e promoção da saúde mediante a criação do Programa Academia da Saúde, publicação de legislação sobre ambientes livres do tabaco, distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão, diabetes e asma, organização da rede de atendimento de urgências para doenças cardiovasculares e ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento do paciente oncológico.

CONCLUSÃO:

observaram-se avanços referentes à vigilância, promoção da saúde e cuidado integral; de modo geral, as metas do Plano vêm sendo alcançadas.

Palabras clave : Vigilância Epidemiológica; Doença Crônica; Fatores de Risco; Políticas Públicas; Monitoramento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )