SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Registro de trastornos mentales en el sistema de información de atención primaria en Brasil, 2014 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2337-9622

Resumen

PEREIRA, Bernadete dos Santos  y  TOMASI, Elaine. Instrumento de apoio à gestão regional de saúde para monitoramento de indicadores de saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.2, pp.411-418. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000200019.

OBJETIVO:

relatar o desenvolvimento de uma ferramenta informatizada de monitoramento de indicadores para a gestão regional de saúde.

MÉTODOS:

mediante uma pesquisa de desenvolvimento, em 2013, foi construída a planilha dos Indicadores para a Gestão Regional de Saúde, para avaliação de 40 indicadores distribuídos em sete categorias.

RESULTADOS:

a ferramenta disponibiliza a pirâmide etária populacional, denominadores demográficos, lista das cinco principais causas de morte e motivos de internação hospitalar, além de gráficos que permitem comparar indicadores entre municípios das Regiões de Saúde; os indicadores podem ser atualizados anualmente, conforme disponibilização dos resultados no sítio eletrônico do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus).

CONCLUSÃO:

a ferramenta contém informação acerca do método de cálculos dos indicadores e acesso às fontes de informação, apresenta potencial de utilização por outras Coordenadorias de Saúde e de qualificação no processo de educação permanente dos planejadores e gestores, além de auxiliar no planejamento das Regiões de Saúde.

Palabras clave : Indicadores de Saúde; Sistemas de Informação; Planejamento em Saúde..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )