SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Evaluación de la organización de los servicios de salud como estrategia para la prevención y control de la leishmaniosis visceral en BrasilPanel de monitoreo municipal: bases para la construcción de una herramienta de gestión de los servicios de salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2337-9622

Resumen

MASSARA, Cristiano Lara et al. Caracterização de materiais educativos impressos sobre esquistossomose, utilizados para educação em saúde em áreas endêmicas no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.575-584. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000300013.

OBJETIVO:

caracterizar os materiais educativos impressos sobre esquistossomose produzidos no Brasil, nos níveis federal, estadual e municipal.

MÉTODOS:

os materiais foram caracterizados considerando-se as categorias 'formato', 'parasito e hospedeiro intermediário', 'hospedeiro definitivo' (doente) e 'doença'.

RESULTADOS:

dos 60 materiais avaliados, três não traziam informação sobre as atividades de risco e 41 indicavam mais de um nome popular para a doença, possibilitando maior alcance do público-alvo nas diversas áreas endêmicas; em 53 materiais, o ciclo biológico estava ausente ou incorreto; o molusco, hospedeiro intermediário, estava retratado incorretamente, com imagens estereotipadas em 39 materiais, e ausente em um; o diagnóstico foi mencionado em 36 materiais.

CONCLUSÃO:

os materiais educativos impressos avaliados mostraram incorreções que podem comprometer o trabalho de educação em saúde; ademais, o diagnóstico da esquistossomose foi pouco abordado.

Palabras clave : Esquistossomose; Educação em Saúde; Disseminação de Informação; Prospecto para Educação de Pacientes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )