SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Avaliação de estratégia de organização de serviços de saúde para prevenção e controle da leishmaniose visceralPainel de Monitoramento Municipal: bases para a construção de um instrumento de gestão dos serviços de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

MASSARA, Cristiano Lara et al. Caracterização de materiais educativos impressos sobre esquistossomose, utilizados para educação em saúde em áreas endêmicas no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.575-584. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000300013.

OBJETIVO:

caracterizar os materiais educativos impressos sobre esquistossomose produzidos no Brasil, nos níveis federal, estadual e municipal.

MÉTODOS:

os materiais foram caracterizados considerando-se as categorias 'formato', 'parasito e hospedeiro intermediário', 'hospedeiro definitivo' (doente) e 'doença'.

RESULTADOS:

dos 60 materiais avaliados, três não traziam informação sobre as atividades de risco e 41 indicavam mais de um nome popular para a doença, possibilitando maior alcance do público-alvo nas diversas áreas endêmicas; em 53 materiais, o ciclo biológico estava ausente ou incorreto; o molusco, hospedeiro intermediário, estava retratado incorretamente, com imagens estereotipadas em 39 materiais, e ausente em um; o diagnóstico foi mencionado em 36 materiais.

CONCLUSÃO:

os materiais educativos impressos avaliados mostraram incorreções que podem comprometer o trabalho de educação em saúde; ademais, o diagnóstico da esquistossomose foi pouco abordado.

Palavras-chave : Esquistossomose; Educação em Saúde; Disseminação de Informação; Prospecto para Educação de Pacientes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )