SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3Characterization of printed educational materials about schistosomiasis used in health education in endemic areas in BrazilAssessment of Service to verify the cause of death implementation in Pernambuco State, Brazil, 2012: multiple case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Epidemiologia e Serviços de Saúde

Print version ISSN 1679-4974On-line version ISSN 2337-9622

Abstract

GRIMM, Sylvia Christina de Andrade  and  TANAKA, Oswaldo Yoshimi. Painel de Monitoramento Municipal: bases para a construção de um instrumento de gestão dos serviços de saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.585-594. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000300014.

OBJETIVO:

descrever e analisar criticamente os caminhos percorridos e o referencial técnico utilizado na construção do Painel de Monitoramento da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS/SP), destacar suas potencialidades e limites para a tomada de decisão.

MÉTODOS:

pesquisa qualitativa, baseada na análise de documentos da gestão e entrevistas semiestruturadas com atores-chave; foi realizada uma análise temática do material, para compreensão das escolhas técnicas e caminhos percorridos na construção do Painel.

RESULTADOS:

o Painel disponibiliza relatórios numéricos e gráficos utilizando quatro modelos de análise estatística, de maneira a facilitar o acesso às informações pelos usuários de distintas instâncias da gestão e agilizar a análise de dados.

CONCLUSÃO:

o Painel de Monitoramento da SMS/SP propicia alternativas de análise para os distintos níveis de gestão, potencializando decisões descentralizadas; constitui uma estratégia ágil e adequada ao monitoramento, além da possibilidade de sua utilização em diferentes contextos de gestão e extensão territorial.

Keywords : Monitoramento; Gestão em Saúde; Indicadores de Gestão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )