SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Painel de Monitoramento Municipal: bases para a construção de um instrumento de gestão dos serviços de saúdeEstudo descritivo do perfil das vítimas com ferimentos por projéteis de arma de fogo e dos custos assistenciais em um hospital da Rede Viva Sentinela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

AZEVEDO, Barbara Araújo Silva de; VANDERLEI, Lygia Carmen de Moraes; MELLO, Roberto José Vieira de  e  FRIAS, Paulo Germano de. Avaliação da implantação dos Serviços de Verificação de Óbito em Pernambuco, 2012: estudo de casos múltiplos. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.595-606. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000300015.

OBJETIVO:

avaliar a implantação dos Serviços de Verificação de Óbito (SVO) no estado de Pernambuco, Brasil, em 2012.

MÉTODOS:

pesquisa avaliativa de análise de implantação; elaborou-se modelo lógico e matriz de julgamento; utilizaram-se dados primários (observação direta e entrevistas) e secundários; a avaliação do grau de implantação foi baseada em indicadores de estrutura e processo, relacionados aos resultados e confrontados com o modelo lógico.

RESULTADOS:

os SVO de Recife e Caruaru alcançaram 89,0% e 82,0% dos valores esperados, respectivamente, e foram considerados como 'Parcialmente Implantado Avançado', de forma coerente com os indicadores de resultado aferidos; os componentes Coleta de Informação e Diagnóstico Nosológico/Etiológico obtiveram grau 'Implantado' nos SVO/Recife e SVO/Caruaru; o componente Ensino e Pesquisa obteve o grau 'Implantado' somente no SVO/Recife.

CONCLUSÃO:

houve semelhança no grau de implantação nos dois serviços; o maior grau de implantação do componente Ensino e Pesquisa no SVO/Recife revela a importância da cooperação técnico-acadêmica.

Palavras-chave : Autópsia; Avaliação em Saúde; Atestado de Óbito; Sistemas de Informação, Estatísticas Vitais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )