SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Adhesión al tratamiento farmacológico en pacientes hipertensos participantes del Programa Medicina en Casa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2337-9622

Resumen

MATIJASEVICH, Alicia et al. Método para estimação de indicadores de mortalidade infantil e baixo peso ao nascer para municípios do Brasil, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.637-646. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000300020.

OBJETIVO:

apresentar um método para estimação dos indicadores de prevalência de baixo peso ao nascer (BPN) e coeficiente de mortalidade infantil (CMI) para municípios brasileiros, de modo a incorporar considerações de flutuação amostral.

MÉTODOS:

as distribuições binomial e de Poisson foram usadas para estimar os intervalos de confiança de 95% (IC95%); quando o número de óbitos infantis foi zero, o limite superior do IC95% foi estimado pelo método da "regra do três"; como demonstração, foram estimados indicadores para o ano de 2012.

RESULTADOS:

observou-se discreto aumento do BPN e diminuição do CMI com o aumento da população municipal; as estimativas foram mais precisas para o BPN do que para o CMI, apresentaram grande amplitude dos IC95% em municípios pequenos e baixa confiabilidade quando analisadas apenas para um ano específico.

CONCLUSÃO:

foi desenvolvida uma planilha eletrônica que permitirá aos gestores estimarem a precisão desses indicadores para seus municípios.

Palabras clave : Mortalidade Infantil; Recém-Nascido de Baixo Peso; Técnicas de Estimativa; Cidades; Vigilância Epidemiológica/estatística & dados numéricos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )