SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Método para cálculo de indicadores de mortalidad infantil y bajo peso al nacer en municipios de Brasil, 2012Factores asociados a conocimientos sobre toxoplasmosis entre mujeres embarazadas atendidas en la red pública de salud de la ciudad de Niterói, Rio de Janeiro, 2013-2015 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2337-9622

Resumen

MANSOUR, Samir Nicola; MONTEIRO, Camila Nascimento  y  LUIZ, Olinda do Carmo. Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes hipertensos entre participantes do Programa Remédio em Casa. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.647-654. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000300021.

OBJETIVO:

analisar a adesão ao tratamento farmacológico e fatores associados entre portadores de hipertensão arterial participantes do Programa Remédio em Casa.

MÉTODOS:

estudo transversal, com aplicação de questionário junto a pacientes com pleno acesso a medicamentos, usuários do Programa Remédio em Casa da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo; a análise da adesão ao tratamento segundo características sociodemográficas e comportamentais foi realizada a partir da regressão de Poisson.

RESULTADOS:

foram entrevistados 106 portadores de hipertensão arterial com pleno acesso a medicamentos e 80,2% deles apresentaram alta adesão terapêutica; participantes aderentes e não aderentes não apresentaram diferenças significativas (p>0,05) quanto às características sociodemográficas, comportamentais e clínicas.

CONCLUSÃO:

com adequada assistência, cuidados de saúde e pleno acesso a medicamentos, os fatores sociodemográficos, comportamentais e clínicos não influenciaram a determinação da adesão ao tratamento, indicando que a organização dos serviços e as políticas de saúde são fundamentais no controle da hipertensão arterial.

Palabras clave : Adesão ao Tratamento Medicamentoso; Epidemiologia nos Serviços de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde; Hipertensão Arterial; Estudos Transversais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )