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Epidemiologia e Serviços de Saúde
versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622
Resumo
PAULA, Tassiane Cristine Santos de; MOREIRA, Fernanda Gonçalves e ANDREOLI, Sérgio Baxter. Efetividade do atendimento psicossocial na continuidade escolar de adolescentes em vulnerabilidade social. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.4, pp.789-798. ISSN 1679-4974. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000400012.
OBJETIVO:
estudar a efetividade do programa de atendimento psicossocial (PAS) na continuidade escolar de adolescentes em vulnerabilidade social.
MÉTODOS:
estudo de coorte retrospectivo de adolescentes atendidos de 2007 a 2012, em programa de intervenção multidisciplinar com pressupostos da abordagem de redução de danos; o efeito da intervenção foi avaliado por meio de modelos de regressão de Poisson.
RESULTADOS:
foram incluídos 200 adolescentes, dos quais 116 permaneceram e 84 abandonaram o programa; 74,5% estavam estudando após seguimento de seis meses, com maior proporção entre os aderentes à intervenção (RR=1,12 - IC95% 1,01;1,27) e aqueles que estavam estudando no início da intervenção (RR=8,52 - IC95% 3,71;19,57).
CONCLUSÃO:
o programa avaliado tem efeito positivo na reinserção e continuidade escolar do adolescente em vulnerabilidade social; porém, características do indivíduo, como já estar estudando, desempenharam papel predominante na adesão ao PAS.
Palavras-chave : Adolescente; Vulnerabilidade Social; Educação; Promoção da Saúde; Estudos de coortes.