SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

MARQUES, Lays Janaina Prazeres; OLIVEIRA, Conceição Maria de  e  BONFIM, Cristine Vieira do. Avaliação da completude e da concordância das variáveis dos Sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos e sobre Mortalidade no Recife-PE, 2010-2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.4, pp.849-854. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000400019.

OBJETIVO:

avaliar a completude e a concordância das informações sobre óbitos infantis.

MÉTODOS:

pesquisa avaliativa com desenho descritivo com dados dos Sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e sobre Mortalidade (SIM) de residentes no Recife-PE, Brasil, em 2010-2012; para vinculação dos dados sobre óbitos infantis e nascidos vivos, empregou-se o relacionamento determinístico de registros.

RESULTADOS:

dos 837 óbitos de menores de um ano no SIM, 811 (96,9%) foram relacionados entre os sistemas; obteve-se completude acima de 95% no SIM e de 98% no Sinasc; a concordância variou de 0,762 (substancial) a 0,997 (excelente) para o coeficiente de correlação intraclasse e foi excelente para o índice Kappa (>0,80).

CONCLUSÃO:

o Sinasc e o SIM apresentaram completude e concordância excelentes para a maioria das variáveis analisadas. O relacionamento das bases de dados é mais um instrumento a ser utilizado pelos serviços de saúde do município, para melhoria dos sistemas de informações de estatísticas vitais.

Palavras-chave : Mortalidade Infantil; Estatísticas Vitais; Sistemas de Informação; Epidemiologia Descritiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )