SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Conhecimento, atitude e prática dos vacinadores sobre vacinação infantil em Teresina-PI, 2015Avaliação da estrutura dos Centros de Atenção Psicossocial da região do Médio Paraopeba, Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

REIS, Simone Pieren dos et al. Aspectos geográficos e organizacionais dos serviços de atenção primária à saúde na detecção de casos de tuberculose em Pelotas, Rio Grande do Sul, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2017, vol.26, n.1, pp.141-148. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742017000100015.

OBJETIVO:

avaliar os aspectos geográficos e organizacionais dos serviços de atenção primária à saúde na detecção de casos de tuberculose em Pelotas-RS, Brasil.

MÉTODOS:

estudo de avaliação com desenho descritivo, realizado com 276 profissionais de saúde em 2012; os dados foram coletados mediante aplicação de questionário estruturado, contemplando aspectos geográficos e organizacionais, valorados utilizando-se escala Likert de cinco pontos.

RESULTADOS:

a média de uso do transporte motorizado pelos sintomáticos respiratórios para o deslocamento até o serviço de saúde foi considerada regular pelos entrevistados; embora exista disponibilidade satisfatória de profissionais, a rotatividade de recursos humanos e o cumprimento de horário foram considerados insatisfatórios; já o tempo médio destinado aos atendimentos e de espera pela consulta médica superior a 60 minutos foram considerados regulares.

CONCLUSÃO:

as características organizacionais e geográficas identificadas como insatisfatórias podem interferir na detecção de casos de tuberculose em Pelotas-RS.

Palavras-chave : Tuberculose; Atenção Primária à Saúde; Avaliação de Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )