SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Aspectos geográficos e organizacionais dos serviços de atenção primária à saúde na detecção de casos de tuberculose em Pelotas, Rio Grande do Sul, 2012Perfil dos atendimentos antirrábicos humanos no agreste pernambucano, 2010-2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

SILVA, Sarah Nascimento  e  LIMA, Marina Guimarães. Avaliação da estrutura dos Centros de Atenção Psicossocial da região do Médio Paraopeba, Minas Gerais. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2017, vol.26, n.1, pp.149-160. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742017000100016.

OBJETIVO:

avaliar as instalações físicas, recursos humanos e atividades desenvolvidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da região do Médio Paraopeba, Minas Gerais, Brasil, em 2014.

MÉTODOS:

estudo de avaliação sobre aspectos das dimensões de estrutura e processo propostos por Donabedian, baseado nas recomendações do Ministério da Saúde e legislação vigente, por meio de formulários semiestruturados para entrevista com gestores e observação direta nos CAPS.

RESULTADOS:

em 12 dos 14 CAPS estudados, foram encontradas todas as estruturas físicas mínimas recomendadas, equipe de profissionais completa e em número superior ao estipulado pela legislação; a utilização de espaços comunitários, comunicação e troca de informações com os demais pontos da rede de atenção era deficiente em grande parte dos serviços.

CONCLUSÃO:

embora houvesse adequação na maioria dos aspectos, observaram-se deficiências; a definição de critérios e a atualização de legislações são necessárias para melhoria dos serviços e atendimento da proposta de trabalho em rede.

Palavras-chave : Serviços de Saúde Mental; Estrutura dos Serviços; Avaliação de Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )