SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Prevalência de utilização de serviços de saúde no Brasil: revisão sistemática e metanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2337-9622

Resumo

OLIVEIRA, Max Moura de; CAMPOS, Maryane Oliveira; ANDREAZZI, Marco Antonio Ratzsch de  e  MALTA, Deborah Carvalho. Características da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2017, vol.26, n.3, pp.605-616. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742017000300017.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), inquérito com estudantes de escolas públicas e privadas, é realizada graças à parceria do Ministério da Saúde com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o apoio do Ministério da Educação. A PeNSE é parte da Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção das Doenças Crônicas do Brasil. Realizaram-se três edições da PeNSE, com periodicidade trienal (2009, 2012 e 2015), contando com amostras constituídas por estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental. Em 2015, foi acrescentada amostra de estudantes de 13 a 17 anos, tornando a PeNSE comparável aos inquéritos internacionais. Ao longo das três edições, a amostra ampliou-se, em tamanho e abrangência, e houve mudanças no questionário. Além dos fatores de risco e proteção para doenças crônicas, a pesquisa contempla outros temas, como comportamento sexual e violências. A PeNSE disponibiliza informações fundamentais para subsidiar políticas voltadas aos adolescentes brasileiros.

Palavras-chave : Inquéritos Epidemiológicos; Adolescente; Fatores de Risco; Doença Crônica; Violência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )