SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Tendencias de las internaciones por condiciones cardiovasculares sensibles a la atención primaria de salud en el municipio de Senador Canedo, Goiás, Brasil, 2001-2016 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

OLIVEIRA JUNIOR, Aristeu de et al. Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua): características, evolução e aplicabilidade. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2019, vol.28, n.1, e2018117.  Epub 08-Abr-2019. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742019000100024.

O Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) é um instrumento utilizado no Brasil para registro das formas de abastecimento de água e dos dados de monitoramento da qualidade da água preconizados na norma de potabilidade. Essas informações são utilizadas no gerenciamento de riscos à saúde associados ao abastecimento de água no país e subsidiam a atuação da vigilância da qualidade da água para consumo humano, a estruturação de políticas públicas na área de saúde ambiental e saneamento, a prevenção de doenças de veiculação hídrica, e a caracterização da qualidade da água consumida pela população brasileira. Este artigo descreve o histórico do Sisagua e apresenta as principais características da atual versão (Sisagua 4) em relação à coleta e processamento dos dados, às variáveis, aos usos e acessos, à cobertura e qualidade dos dados, bem como focaliza as aplicabilidades, as limitações e os desafios do sistema.

Palabras clave : Água Potável; Sistemas de Informação; Vigilância em Saúde Pública; Saúde Ambiental; Sistema Único de Saúde..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )