SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Prevalência de doença renal crônica autorreferida em adultos na Região Metropolitana de Manaus: estudo transversal de base populacional, 2015 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

A declaração ORION: diretrizes para uma redação transparente de relatos de surtos e de estudos de intervenção de infecção nosocomial.Traduzido porTaís Freire Galvão,  David Ian Harrad. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2020, vol.29, n.1, e2020001.  Epub 01-Abr-2020. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000100013.

A qualidade da pesquisa em epidemiologia hospitalar (controle de infecção) deve ser melhorada e fortalecida, o suficientemente para influenciar políticas e práticas. Com o propósito de elevar os padrões de pesquisa e publicação desses estudos quase-experimentais, um equivalente ao Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT) foi preparado pelos autores de duas revisões sistemáticas relevantes, logo submetido à consulta de sociedades científicas, editores de periódicos e pesquisadores. A declaração ORION - Outbreak Reports and Intervention Studies of Nosocomial Infection, Relatos de Surtos e de Estudos de Intervenção de Infecção Nosocomial - consiste em uma lista de verificação de 22 itens e uma tabela de resumo. Sua relevância encontra-se na busca pela transparência e melhoria na qualidade dos relatos, e no uso de técnicas estatísticas apropriadas. A declaração foi endossada por vários grupos e associações profissionais relevantes. Como o CONSORT, o ORION deve ser considerado um ‘trabalho em andamento’, a requerer um diálogo contínuo para sua promoção e disseminação bem-sucedida. A declaração está disponível para o debate público. Revistas e conselhos de pesquisa são expressamente aconselhados a adotá-la em seus processos de submissão e revisão. É solicitado um feedback aos autores da declaração, pois sua revisão foi planejada em dois anos.

        · texto em Português     · Português ( pdf )