SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Tendencia en la prevalencia de sobrepeso y obesidad en Espírito Santo, Brasil: un estudio ecológico, 2009-2018 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

LOCH, Mathias Roberto; LEMOS, Emmanuelly Correia de; JAIME, Patrícia Constante  y  RECH, Cassiano Ricardo. Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliar intervenções em relação aos princípios da Promoção da Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2021, vol.30, n.3, e2020627.  Epub 28-Jun-2021. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742021000300005.

Objetivo

Desenvolver e validar um instrumento destinado a avaliar a proximidade de intervenções que buscam promover saúde, em relação aos princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde do Brasil.

Métodos

Estudo transversal de desenvolvimento e validação de um instrumento, a partir de consulta a 20 trabalhadores, na análise da primeira versão, 19 na versão final, e mais 31 trabalhadores na análise da fidedignidade e da avaliação de conteúdo, realizada por dez especialistas na versão inicial e 12 na versão final. Foram utilizados o índice de validade de conteúdo, o alpha de Cronbach (α) e o coeficiente de correlação intraclasse.

Resultados

A adequação dos indicadores foi de 89,8%; a clareza de 82,5%; a consistência interna de α=0,80, e a correlação teste-reteste, de 0,93.

Conclusão

O instrumento apresentou validade e fidedignidade aceitáveis, podendo ser utilizado na avaliação de intervenções que tenham o objetivo de promover a saúde.

Palabras clave : Promoção da Saúde; Estudos de Validação; Inquéritos e Questionários; Modelos de Assistência à Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )