SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Tendência da prevalência do sobrepeso e obesidade no Espírito Santo: estudo ecológico, 2009-2018 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

LOCH, Mathias Roberto; LEMOS, Emmanuelly Correia de; JAIME, Patrícia Constante  e  RECH, Cassiano Ricardo. Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliar intervenções em relação aos princípios da Promoção da Saúde. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2021, vol.30, n.3, e2020627.  Epub 28-Jun-2021. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742021000300005.

Objetivo

Desenvolver e validar um instrumento destinado a avaliar a proximidade de intervenções que buscam promover saúde, em relação aos princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde do Brasil.

Métodos

Estudo transversal de desenvolvimento e validação de um instrumento, a partir de consulta a 20 trabalhadores, na análise da primeira versão, 19 na versão final, e mais 31 trabalhadores na análise da fidedignidade e da avaliação de conteúdo, realizada por dez especialistas na versão inicial e 12 na versão final. Foram utilizados o índice de validade de conteúdo, o alpha de Cronbach (α) e o coeficiente de correlação intraclasse.

Resultados

A adequação dos indicadores foi de 89,8%; a clareza de 82,5%; a consistência interna de α=0,80, e a correlação teste-reteste, de 0,93.

Conclusão

O instrumento apresentou validade e fidedignidade aceitáveis, podendo ser utilizado na avaliação de intervenções que tenham o objetivo de promover a saúde.

Palavras-chave : Promoção da Saúde; Estudos de Validação; Inquéritos e Questionários; Modelos de Assistência à Saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )