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Epidemiologia e Serviços de Saúde
versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622
Resumo
FIGUEIRA, Marcelle de Paula et al. Associação entre supervisão parental, vitimização e perpetração de bullying em adolescentes brasileiros, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2022, vol.31, n.1, e2021778. Epub 22-Abr-2022. ISSN 1679-4974. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742022000100025.
Objetivo:
Analisar a associação entre características de supervisão parental e diferentes papéis de bullying entre adolescentes escolares brasileiros.
Métodos:
Estudo transversal, com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Realização frequente de refeições com os pais ou responsáveis, conhecimento sobre o tempo livre e verificação dos deveres de casa foram as práticas parentais avaliadas. Utilizou-se regressão logística para associação entre essas práticas e bullying (perpetração e vitimização), apresentada como razão de odds (RO) e intervalos de confianças de 95% (IC95%).
Resultados:
Entre 102.072 escolares, a realização frequente de refeições com os pais ou responsáveis [ROvitim = 0,86 (IC95% 0,84;0,89); ROperp = 0,85 (IC95% 0,82;0,88)], a verificação dos deveres de casa [ROvitim = 0,95 (IC95% 0,92;0,97); ROperp= 0,76 (IC95% 0,74;0,78)] e o conhecimento dos pais ou responsáveis sobre o tempo livre dos escolares [ROperp = 0,70 (IC95% 0,68;0,73)] foram inversamente associadas ao bullying.
Conclusão:
Maior supervisão parental reduziu a chance de vitimização e perpetração do bullying entre adolescentes escolares.
Palavras-chave : Relações Pais-Filho; Poder Familiar; Bullying; Adolescente; Estudo Observacional.