SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

BARATA, Rita Barradas. Vigilância epidemiológica: breve histórico e a experiência dos Estados Unidos e do estado de São Paulo. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2022, vol.31, n.2, e2021115.  Epub 07-Jun-2022. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.1590/s2237-962220220002000028.

Objetivo

O objetivo desta revisão narrativa foi elencar alguns aspectos históricos da vigilância epidemiológica, modelo tecnológico de intervenção inicialmente desenhado para auxiliar no controle das doenças transmissíveis, no último século.

Métodos

Narrativa construída a partir de textos selecionados, para registrar o desenvolvimento da vigilância epidemiológica nos Estados Unidos e no estado de São Paulo, Brasil.

Resultados

São apresentadas as origens de algumas das ações componentes do repertório da vigilância epidemiológica, e uma breve história da construção do originalmente nomeado Center for Disease Control, agência dos Estados Unidos exemplar na forma como se faz vigilância em praticamente todo o mundo. Do mesmo modo, são delineados os caminhos que levaram à organização do sistema de vigilância no estado de São Paulo, traçando alguns paralelos com o sistema brasileiro.

Conclusão

A narrativa é concluída com uma diferenciação conceitual entre vigilância epidemiológica, monitoramento e vigilância em saúde.

Palavras-chave : Monitoramento Epidemiológico; Surtos de Doenças; Epidemias; História.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )