SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Automatização da codificação e seleção das causas de óbitos no Peru: estudo descritivo, 2016-2019 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

Resumo

SZWARCWALD, Célia Landmann. Inquéritos nacionais de saúde: visão geral sobre técnicas de amostragem e dados coletados por desenhos complexos. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2023, vol.32, n.3, e2023431.  Epub 30-Out-2023. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.1590/s2237-96222023000300014.en.

O artigo teve por finalidade apresentar um panorama dos inquéritos nacionais de saúde, técnicas de amostragem e componentes da análise estatística de dados coletados por desenhos complexos de amostragem. Foram descritos, brevemente, os inquéritos dirigidos à avaliação do estado nutricional dos brasileiros e da atenção à saúde materno-infantil. Inquéritos voltados à investigação do acesso, utilização dos serviços e financiamento da saúde, aqueles dedicados à vigilância das doenças crônicas não transmissíveis e comportamentos associados e os focados nas práticas de risco às infecções sexualmente transmissíveis foram também abordados. As pesquisas de saúde por redes sociais, incluindo as virtuais, mereceram atenção específica. Conclui-se que o desenvolvimento de inquéritos de saúde no Brasil, em diferentes áreas e por distintas metodologias de amostragem, contribuiu enormemente para o avanço do conhecimento e a formulação de políticas públicas dirigidas à saúde e bem-estar da população brasileira.

Palavras-chave : Inquéritos de Saúde; Amostragem Aleatória Simples; Amostragem por Conglomerados; Rede Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )