SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Musgos (Bryophyta) da Serra dos Carajás, estado do Pará, BrasilAspectos florísticos e taxonômicos dos musgos do município de Barcarena, Pará índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

ROMAN, André Luís Cote  e  SANTOS, João Ubiratan Moreira dos. A importância das plantas medicinais para a comunidade pesqueira de Algodoal. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.1, pp.69-80. ISSN 1981-8114.

Nas últimas três décadas, a população de pescadores artesanais da Zona do Salgado, litoral paraense, tem passado por um processo de mudança cultural, social e econômica, embora tenha persistido o uso de plantas para diversos fins. Os objetivos deste estudo foram indicar as espécies de restinga mais utilizadas para fins terapêuticos pelos moradores de Algodoal, comunidade pesqueira inserida na área geográfica em questão e testar técnicas etnobotânicas combinadas para esta finalidade. Através desta pesquisa foram registradas 24 espécies com valor medicinal, das quais 8 destacaram-se no que tange à importância cultural.

Palavras-chave : Restinga; Amazônia; Comunidade pesqueira; Plantas medicinais; Etnobotânica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )