SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1A importância das plantas medicinais para a comunidade pesqueira de AlgodoalUtilização dos critérios de avaliação ambiental de metais pesados nos sedimentos de fundo da plataforma continental do Amazonas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

SOUZA, Adriana Paula da Silva  e  LISBOA, Regina Célia Lobato. Aspectos florísticos e taxonômicos dos musgos do município de Barcarena, Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.1, pp.81-104. ISSN 1981-8114.

O município de Barcarena, Pará fica localizado a 30 km da cidade de Belém, com área total de 1.316,2 km2, sendo em grande parte limitada pela baía do Marajó. Foram encontrados 43 táxons de musgos, pertencentes a 13 famílias. Estão incluídos dados sobre o basiônimo, localidade-tipo, distribuição geográfica no Brasil, habitat e comentários sobre a morfologia das espécies, além das citações sobre descrições e ilustrações já existentes em literatura. Isopterygium acutifolium Ireland é referida pela primeira vez para o estado do Pará e encontra-se ilustrada.

Palavras-chave : Brioflora; Vegetação amazônica; Isopterygium acutifolium Ireland.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )