SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Aspectos florísticos e taxonômicos dos musgos do município de Barcarena, ParáConsiderações ecológicas sobre o zooplâncton do lago Bolonha, Belém, Pará, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

LIMA, Edgar Alexandre Reis de; SIQUEIRA, Gilmar Wanzeller  e  LIMA, Waterloo Napoleão de. Utilização dos critérios de avaliação ambiental de metais pesados nos sedimentos de fundo da plataforma continental do Amazonas. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.1, pp.105-114. ISSN 1981-8114.

Os critérios de avaliação ambiental empregados neste trabalho, além da biodisponibilidade, foram o fator de enriquecimento (ξ) e o índice de geoacumulação (Igeo). A biodisponibilidade dos metais nos sedimentos estudados mostrou, para algumas estações, anomalias, sendo o seu teor muitas vezes superior às concentrações na fração total do sedimento. Isso aconteceu, por exemplo, para o cobre e o manganês que, em certos pontos, excedeu os 40%, que é o limite sugerido na literatura. Constatou-se, também, que apenas o cobalto obteve uma classificação considerada 'anormal' para a região (x>1 e Igeo=1), mas ficou caracterizado que os metais estão totalmente associados aos seus respectivos minerais presentes na plataforma.

Palavras-chave : Metais; Sedimentos; Biodisponibilidade; Plataforma continental do Amazonas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )