SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Considerações ecológicas sobre o zooplâncton do lago Bolonha, Belém, Pará, BrasilCaracterização dos Argissolos amarelos com adição de resíduos de madeira: uma alternativa de uso como cobertura em solos da Amazônia paraense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versão impressa ISSN 1981-8114

Resumo

LOPES, Elessandra Laura Nogueira et al. Características químicas de um Gleissolo sob diferentes sistemas de uso, nas margens do rio Guamá, Belém, Pará. Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2006, vol.1, n.1, pp.127-137. ISSN 1981-8114.

Foram estudados os efeitos do uso do solo sobre a fertilidade, em Gleissolo sob três diferentes sistemas de manejo. As coletas foram feitas antes do período chuvoso nos seguintes sistemas de manejo: área cultivada com arroz (Oriza sativa L.) há aproximadamente 40 anos, com algumas interrupções ao longo deste período, com o cultivo algumas vezes mecanizado e uso de aração e gradagem; área sob pastagem de canarana erecta lisa (Echinochloa pyramidalis Hitch.), formada há cerca de 20 anos sem uso de adubações ou calagens; e área sob vegetação natural de floresta típica das áreas de várzea alta. As amostras de solo foram coletadas em dez pontos a partir de um transecto nas áreas, em quatro profundidades 0-10, 10-20, 20-30 e 30-40 cm. Os resultados demonstraram que o solo em condições naturais, de modo geral, apresentou atributos químicos que variaram de bons a muito bons, o que demonstra um grande potencial para o uso agrícola. O cultivo agrícola dos solos das várzeas do rio Guamá provocou uma redução da concentração de P e de K. O sistema de uso com pastagem apresentou maior sustentabilidade da fertilidade do que o sistema sob cultivo com arroz, visto que, além da melhoria das características químicas, a matéria orgânica elevou-se, também, em relação ao sistema natural.

Palavras-chave : Sistemas de manejo do solo; Características químicas; Fertilidade; Matéria orgânica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )